FAQ sobre cartões de debito/crédito no transporte

Home FAQ sobre cartões de debito/crédito no transporte

Orientações importantes – pagamento cartão de débito e crédito

Funcionamento dos Cartões Bancários – Visâo Geral

Cartões que possuem o símbolo de pagamento por aproximação estão aptos para uso no transporte público.
Celulares com carteira digital (ApplePay, Samsung Pay, GooglePay) que possuem o símbolo de pagamento por aproximação podem ser aproximados da leitora para efetuar o pagamento.
Relógios (Smartwatches) como Apple Watch, Samsung Gear e semelhantes pagam por aproximação também.
Pulseiras com chip (Smartbands) também podem ser habilitadas para pagar por aproximação.

Como utilizar

Ao entrar no ônibus, aproxime o seu cartão, relógio, pulseira ou celular do validador para pagar a passagem.

O valor da passagem será cobrado diretamente no cartão, assim como em qualquer outra transação do seu cartão.

Perguntas frequentes

Para pagar a tarifa, basta aproximar o cartão de crédito ou débito, que apresente o sinal de pagamento por aproximação*no validador, tal como é feito com cartões de transporte convencionais. Não há nenhum custo adicional ou taxas para você utilizar essa modalidade de pagamento.

Você também pode aproximar seu celular com as carteiras digitais – Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay – ou qualquer outro dispositivo de pagamento, como relógios, pulseiras ou adesivos.

*Sinal de pagamento por aproximação

Serão aceitos os cartões de débito e crédito com bandeiras Mastercard , Visa e ELO, que apresentem o símbolo de aproximação impresso no cartão.

Não é necessário nenhum tipo de cadastro prévio. Basta aproximar o cartão ou dispositivo móvel da leitora do validador para pagar.

Os cartões com a tecnologia de pagamento por aproximação possuem um símbolo de transmissão que lembra o símbolo do wifi só que deitado. Você pode consultar o banco ou instituição financeira emissora do seu cartão para confirmar essa informação.

O procedimento para pagamento é o mesmo, basta você aproximar do validador seu cartão de débito ou crédito, que possua a tecnologia por aproximação. Entretanto, lembramos que cartões de débito/crédito não oferecem o benefício de integração.

Você poderá pagar até 3 passagens com o mesmo cartão por viagem, com intervalo de 15 minutos para que possa utilizá-lo em novos pagamentos de até 3 passagens em uma próxima viagem.

Não, os valores são os mesmo cobrados em dinheiro R$ 5,00.

Para garantir facilidade, agilidade e segurança nas suas transações, não é exigido que você digite senha para valores até R$ 200,00. Já para o pagamento de compras com valores acima de R$ 200,00 por aproximação, é necessário digitar a senha.

Abra a carteira digital de seu celular, se autentique e aproxime-o do validador habilitado, no mesmo local onde os cartões tradicionais de transporte são aproximados.

Recomendamos que você tire da carteira o cartão que você irá utilizar pois se um cartão ficar próximo do outro vai debitar o que o validador conseguir identificar primeiro.

Depende da aplicação principal do seu cartão (que é definida pelo banco/emissor do cartão). Você pode entrar em contato com a central de atendimento de seu banco/emissor para obter essa informação.

Caso seu pagamento não seja autorizado, procure a instituição emissora do cartão. Em caso de bloqueio da passagem no validador, procure os canais de atendimento do Consórcio 123 para verificarmos o motivo do bloqueio do cartão.

O pagamento por aproximação não pode ser ativado em um cartão que não seja preparado para essa tecnologia. Se o seu cartão não possui o símbolo com 4 ondas impresso no plástico, é necessário entrar em contato com o banco emissor para fazer o pedido de um novo cartão. No entanto, você pode usar o seu cartão por meio do seu celular e, para isto, você precisa verificar se o seu aparelho está habilitado para a tecnologia NFC. Caso esteja, é necessário que você cadastre o seu cartão em uma carteira digital, como, por exemplo, Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay.