Os ônibus de São José dos Campos estão equipados com uma nova tecnologia, que tem o objetivo de inibir o uso indevido das gratuidades e benefício de 50% de desconto na tarifa. Esta tecnologia é a Biometria Facial.
Como ela funciona: Através de uma web cam instalada dentro dos validadores dos ônibus, ela captura fotos de quem está utilizando o cartão no momento e compara com a foto que existe arquivada no banco de dados do sistema. No momento da utilização, mesmo que o usuário não seja o beneficiário do cartão, sua passagem não será bloqueada.
Após o processamento das informações dos ônibus, as imagens são encaminhadas via sistema para o banco de dados e será feito a comparação e triagem das fotos.
As fotos que o sistema classificar como fraude serão então separadas para uma segunda avaliação, que será feito pelos colaboradores do Consórcio 123. Se confirmada que quem está utilizando o cartão não é o beneficiário, então o cartão será bloqueado.
O beneficiário que teve o cartão bloqueado deverá comparecer pessoalmente ao Consórcio 123, Av. Rui Barbosa nº 15, centro, de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 8h às 13h, para prestar esclarecimentos. Se o beneficiário for menor de idade deverá vir acompanhado de um dos pais ou responsável.
O usuário que perder ou tiver o cartão roubado deve comunicar o Consórcio 123 imediatamente, evitando que outra pessoa utilize seu cartão e seja flagrado pela biometria.
O pedido de bloqueio do cartão pode ser feito pela central 156 ou pelo telefone 0800-7727730.